Bem Vindo ao Relógio Urbano

Onde o Tempo é apenas uma questão Estética.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

BE OBSCENE- Cena Gótica da Cidade de CAMPINAS

Estilo, música, variações, tendência, moda é assim que a gente emerge neste mundo alternativo da cena Gótica de Campinas e Região, apresento a vocês “BE OBSCEBNE”.
Evento que ultrapassou sua nona edição vem ganhando publico e adeptos e muita força entre aqueles que gostam e valorizam a cena Gótica como um todo, desde uso de roupas e acessórios, a tatuagem e cabelos estilizados. Em Campinas a festa acontece no tradicional Bar de Rock Woodstock, e aos poucos o tradicional preto adotado pelos roqueiros vão ganhando outras similaridades de cor, o tom adotado pelo tema da Festa BE OBSCENE- Blood (Sangue em Inglês). E assim os tons de vermelhos começam a surgi desde cabelos a vestimentas e até acessórios. Guii Oliver e Danyy Way são os realizadores do evento e a Danyy vai contar um pouquinho o que significa este movimento cultural.

Relógio Urbano Produções: O que é ser Gótico ou uma cena Gótica? 

Danyy Way: Roupas pretas, gosto pela melancolia, tristeza, fazer saraus em cemitérios... Estas podem ser as características para se definir uma pessoa gótica. Mas será que realmente existe uma definição?
Segundo muitos não existem uma verdadeira definição para o que é ser gótico; pois não é um movimento e assim não há características pré-definidas para serem listadas. O termo surgiu há muito tempo, com os Godos, um povo germânico vulgarmente chamado de Bárbaros e que foram os primeiros germânicos a se converterem ao cristianismo. Mesmo esse povo e sua cultura não tendo nada em comum com o estilo gótico é sempre bom lembrar a origem do termo.
Mas pode-se dizer que os góticos gostam da noite, da vida e também da morte, da literatura, da arte, da solidão, do ocultismo, do amor. O mundo dos góticos não pode ser muito caracterizado, cada um define-se de uma maneira. Segundo Leandro Formagi, o Coruja, "o verdadeiro gótico é aquele que consegue enxergar a arte por trás da escuridão. É aquele que consegue transformar a tristeza e a melancolia em poesia". Já Ana Lucia Bertolani, acredita que quem tem a poesia obscura na alma e encontra refúgio na música, arte e estilo de vida que expressa obscuridade poética, pode se considerar gótico.

Relógio Urbano Produções: Os estilos?

Danyy Way: A estética como um visual pessoal/individual, não é obrigatória pelos seus membros, uma vez que, gostando de determinados sub-gêneros musicais, estética, corrente literária, arte, convivência com pessoas que sentem-se atraídas e gostam do que é aceito no Gótico, ou tudo o que esteja ligado ao mesmo, torna-se quase o suficiente para que entendam seu "mecanismo". Embora, visual seja uma identidade individual (ou coletiva) de considerável importância que diferencie e caracterize em qual época e à qual sub-cultura um indivíduo pertence.
A cor Preta como tonalidade predominante acompanhada a uma postura tida como juvenil, é geralmente um arquétipo do mainstream. Sendo esta, uma limitação dos conceitos superficiais direcionados à massa no que diz respeito à sub-culturas urbanas derivadas do que chamam de "Rock"
A subcultura gótica (chamada de Dark no início dos anos oitenta apenas no Brasil) é uma cultura que teve início no Reino Unido durante o final da década de 1970 e início da década de 1980, derivado também do gênero pós-punk. A subcultura gótica abrange um estilo de vida, estando ela associada diretamente a musica Darkwave/Gothic Rock, Pós Punk, Ethereal Wave, EBM, e Synthpop, a estética (visual, moda e vestuário) com maquiagem e penteados alternativos (cabelos desfiados, desarrumados e desgrenhados) e certa bagagem filosófica e literária. A música se volta para temas que faz do glamour a decadência, o niilismo, o hedonismo e o lado sombrio. A estética sombria se traduz na combinação de vestuário, desde death rock, punk, renascentista e moda vitoriana essencialmente baseados no Preto, muitas vezes com adições coloridas e de acessórios baseadas em filmes futuristas, como no caso dos cyber-goths.
É muito abrangente tem arquitetura e literatura, cinema, tudo envolve um tema sombrio
mas poético ao mesmo tempo
Relógio Urbano Produções: Por que deste evento, e por que deste nome?

Danyy Way: Bom o nome foi tirado da musica Mobscene do Manson  a letra fala de ser obsceno...se mostrar como você verdadeiramente é mesclar o freak o petico o obsceno numa festa só.




Comunidade Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=104232042
Participando da comunidade você pode concorrer a VIPS para proxima edição

Nenhum comentário: